terça-feira, 22 de agosto de 2017

EDITORIAL – da decadência política-1988

José Paulo

EDITORIAL – populismo e 1988

O Estado militar 1964 foi um momento de decadência (corrupção) historial e relação ao Estado democrático (1946-1964). Chamá-lo de Estado populista (democracia populista) foi o ato de criar uma linguagem sedutora para destruir uma corrente política poderosa na política nacional: trabalhismo getulista.

A linguagem do populismo lançou uma confusão na nossa política. Ela permitiu que o Estado militar não fosse considerado como um momento de decadência ou corrupção da política nacional. Assim, economistas falam de um governo Geisel que não se encaixa na ideia de decadência ou corrupção da política nacional. Dilma Roussef tomou o governo Geisel como modelo de política econômica e sabe-se lá mais o quê! Lula e o PT não enxergam o Estado militar como um momento de decadência da nossa história política pós-II Guerra Mundial.

Todo o esforço moral e intelectual -que desaguou em uma política de destruição do Estado militar – para reverter a decadência da política militar tem no Legislador-1988 (Assembleia Nacional Constituinte) seu ponto de excelência. 1988 não significa um novo começo da política nacional como uma reviravolta em relação à corrupção da política militar?

Quando 1988 deu seus primeiros sinais de decadência? Golpe de Estado branco de FHC para se reeleger, mudando a natureza da Constituição como Ordem Política na qual não cabia o estatuto da reeleição. Criação da Okhrana em 1999, por FHC. Corrupção criminosa policial do 1°governo Lula no caso da Petrobrás. Corrupção criminosa policial de todo o sistema político no 2°governo Lula e nos dois governos Dilma Rousseff. Participação direta do PMDB no poder nacional como governo Temer.            

O país se encontra em um momento de decadência da política-1988. Se os políticos fazem leis corruptas na reforma política, tal fenômeno é um efeito da decadência da política-1988. Se o PMDB troca de nome para MDB isto não significa a volta do MDB original que foi uma parte importante do esforço intelectual e moral para a desmontagem do Estado militar negro 1968 (que veio depois do Estado militar liberal 1964).

Não há no horizonte fenômenos políticos que poderiam ser tomados como partes do esforço intelectual e moral para encerrar (na cultura política e na política tout court) o ciclo de decadência ou corrupção da política-1988. Não há nada que se assemelhe as correntes políticas antidecadência do momento 1964-1987 representadas na política por partidos políticos como PMDB e PT movido pela ética pública.


As eleições de 2018 estão mais para um episódio de coroamento da decadência-1988 do que para uma reviravolta que ponha um fim à decadência-1988?

Nenhum comentário:

Postar um comentário